Armadilhas do trânsito para ciclistas

Colisão com carros que cortam a frente do ciclista em cruzamentos e rotatórias

Bicicletas são pouco visíveis e pouco respeitadas no trânsito. Ao aproximar de um cruzamento, se a preferência é sua, continue pedalando com firmeza e determinação. Se demonstrar dúvida, o motorista pode entender que você vai frear e poderá cruzar sua frente.

Mesmo com a preferência, o ciclista deve se aproximar de um cruzamento com cautela e com a mão sobre o manete, pronto para frear. Observe o cruzamento se há a aproximação de um veículo e esteja pronto para frear caso ele cruze seu caminho.

Em rotatórias: Ao contornar rotatórias sinalize suas intenções com o braço. Se perceber que um motorista não vai frear o veículo para ceder passagem, o melhor é frear a bike e ficar fora do alcance do carro.

Dica: Olhe sempre para o rosto do motorista para se certificar que ele viu você e ao mesmo tempo procure identificar suas intenções. Ao fazer sinal de braço para mudar de faixa de direção, certifique-se que o motorista que vem atrás de você, viu e entendeu seu sinal. Em caso de dúvida não execute a manobra.

Carros que cruzam a frente para virar à direita

Um acidente muito comum com ciclistas acontece quando um veículo, ao virar à direita, fecha a frente do ciclista. Tanto na cidade quanto em rodovias, os acessos à direita são um grande risco ao ciclista.

Muitos motoristas ao pegarem um acesso à direita ignoram o ciclista e cortam seu caminho. Acidentes desse tipo muitas vezes são fatais.

Alguns metros antes de se aproximar de um entroncamento à direita olhe sobre seu ombro esquerdo e veja se algum veículo que vem atrás de você vai virar à direita (não confie em pisca-pisca, nem sempre motoristas sinalizam). A preferência é sua, mas se perceber que um veículo não vai parar, o jeito é frear e se manter longe da trajetória do carro.

Dica: Estenda a sua mão esquerda com a palma virada para trás para indicar ao motorista que vem de trás que você pretende seguir em frente.

Ônibus que cortam o caminho

A melhor idéia nas cidades é se manter longe de avenidas com grande fluxo de coletivos. Estes veículos param com frequência para embarque e desembarque de passageiros e os motoristas estão com muita pressa na maioria das vezes.

Fique atento ao trânsito que vem pelas costas olhando com frequência sobre o ombro esquerdo. Ao notar que um ônibus passou por você e vai parar em um ponto mais adiante, fique pronto para frear e esperar até que ele saia de novo.

Dica: Pessoas no ponto de ônibus fazendo sinal com a mão, significa que tem um ônibus bem atrás de você! Fique atento e apresse o passo.

Pedestres que cruzam o caminho

Pedestres que cruzam o caminho do ciclista na maioria das vezes termina em acidente. Às vezes por distração, por calcular mal a distância e a velocidade, ou mesmo por não ver o ciclista, o pedestre acaba entrando em baixo das rodas da bicicleta.

Fique atento às reações do pedestre, se ele não viu você o correto é diminuir a velocidade e tocar a campainha (obrigatória) ou mesmo gritar alto, algo do tipo “bicicleta!”, “bike!”, “cuidado!” para chamar atenção da pessoa. Em trechos com muita aglomeração humana (escolas, hospitais, eventos, supermercados) o mais prudente é manter a velocidade baixa e redobrar a atenção.

Dica: Ao passar por uma fila de carros parados, cuidados com pedestres que saem da calçada para atravessarem a rua. Olhe bem à frente e esteja pronto para frear rápido se necessário.

Mudar de faixa de direção

A lei obriga que ciclistas circulem pelo cantinho direito da via, mas quando tiver que virar à esquerda, em uma avenida ou rua, o ciclista tem enfrentar dois perigos: Os veículos que vêm por trás em sua própria mão, e os veículos que vem pela frente, na mão contrária.

Virar à esquerda, exige muito cuidado e coordenação, pois em caso de queda você vai ficar estendido no meio da rua, em meio aos carros…

Se você é um biker iniciante, a melhor maneira de fazer isso é parar do lado direito, junto à calçada, e aguardar uma brecha no trânsito e cruzar com tranqüilidade.

Para bikers mais experientes: somente mude de faixa de direção quando você tiver uma boa brecha no trânsito que vem atrás de você. Sinalize com o braço esquerdo, enquanto gradativamente chega ao lado esquerdo da rua/avenida. No caso de trânsito pesado, o melhor mesmo é para junto ao lado direito e cruzar com total segurança.

Dica: Em uma avenida de grande movimento, se houver uma travessia de pedestres em algum ponto, vá até lá e atravesse empurrando a bike, como um pedestre.

Ciclista atingido por trás

Seja para ir ao trabalho, à escola, durante o treinamento, ou mesmo durante uma voltinha de lazer, todo o cuidado é pouco. A grande dica é escolher bem o caminho que vamos fazer e evitar transitar por ruas e avenidas com grande fluxo de veículos.

Transite sempre o mais próximo possível do bordo direito quando transitar por ruas, avenidas e estradas. Olhe sempre para trás e observe o trânsito.

Em estradas, muito cuidado com carretas, pois o deslocamento de ar que elas provocam é muito grande e pode desequilibrar o ciclista.

Olhe sempre bem à frente o caminho por onde vai passar. Se perceber a existência de algum buraco, antes de fazer uma manobra evasiva, certifique-se que não vem nenhum veículo atrás de você. É preferível frear ou enfrentar o buraco que ser colhido por um veículo.

Ao andar em mais de um biker, mantenha-se em fila indiana.

Dica: Seja visível usando camisa e capacete de cores claras. À noite o ideal é ter uma luz vermelha na traseira e uma luz branca na frente, se forem intermitentes (pisca-pisca) melhor ainda.

Texto e fotos de Marcos Adami – Bikemagazine
FONTE: http://www.bikemagazine.com.br/2011/03/armadilhas-transito-para-ciclistas/

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